Projeto e_moções

Considerando, por um lado, a qualidade dos trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste e, por outro, o facto de, por razões de diversa ordem, muitos desses trabalhos ficarem confinados apenas à memória individual dos diretamente neles intervenientes, o projeto que aqui se  apresenta corresponde à vontade de dar continuidade à ideia de propiciar aos alunos um espaço de valorização, visibilidade e reconhecimento coletivo do trabalho que desenvolvem, ao mesmo tempo que pretende reforçar a coesão e a identidade entre as escolas do agrupamento. 

O projeto baseia-se na compilação de uma antologia de trabalhos dos alunos de todo o agrupamento, transversal a várias áreas disciplinares, com caráter curricular e extracurricular, e na realização de um espetáculo final, no qual os alunos farão a apresentação pública das respetivas criações artísticas à comunidade educativa. 

Na conceção deste projeto foram ainda consideradas as vantagens e a importância quer do processo de criação, edição do livro e produção do espetáculo, ambas faseadas no tempo, quer do valor essencial dos produtos finais e dos impactos deles provenientes nos alunos, professores e comunidade educativa.

Acresce referir que o projeto teve início efetivo há três anos letivos. A última edição da e_moções (2016- 2017) constitui-se num livro de formato A5 onde se encontram compilados trabalhos de carácter textual e pictórico, realizados por alunos dos diferentes ciclos de ensino, desde o pré-escolar à Educação e Formação de Adultos,  representando todas as tipologias de oferta educativa do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste.

Na sessão de lançamento do livro, realizada no passado dia vinte e dois de junho de 2017 no auditório da escola sede do agrupamento e apresentada por duas alunas do ensino secundário, estiveram presentes cerca de quatrocentas pessoas entre alunos participantes e respetivas famílias, direção, professores, funcionários e restantes convidados.Vários autores leram, ao vivo, os textos que haviam escrito, tendo também sido apresentados ao público presente um vídeo com todos os trabalhos de artes visuais constantes da antologia e ainda quatro vídeos ilustrativos de poemas individuais. Por último, refira-se que a reportagem fotográfica do evento foi realizada por um grupo de alunos do Curso Profissional de Técnico de Fotografia.

O rigor objetivo da análise quantitativa ilustra a dimensão da influência do projeto e_moções em todos os envolvidos, sendo, na perspetiva da equipa que o desenvolve, digna de ênfase a consideração do impacto que o conjunto de ações a ele inerente desencadeia no percurso pessoal e escolar de cada um dos alunos participantes, aspeto dificilmente mensurável, mas percetível na satisfação e orgulho dos alunos por verem os respetivos trabalhos serem parte integrante da antologia.

O empenho e mobilização dos alunos e professores de todas as escolas constituintes do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, os valores de qualidade, originalidade e criatividade dos trabalhos apresentados, o impacto extremamente positivo em todos os participantes e o  investimento cognitivo e afetivo presente em cada trabalho traduzem momentos da construção progressiva de uma forma distinta de afirmar a identidade pessoal e de olhar a Escola, espaço formador essencial. A avaliação dos valores de empenho e participação dos alunos consonantes com a qualidade e o mérito artístico dos trabalhos compilados confirmam a relevância intrínseca deste projeto, que se pretende cíclico e sempre renovado.

O presente projeto encontra-se inscrito no Plano Anual de Atividades e articula com o Projeto Educativo do Agrupamento.

Imprimir Email