Projeto Escxel

O Projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência é uma parceria entre oito Autarquias, as correspondentes 32 unidades orgânicas de ensino público e o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). Este projeto é um dos exemplos de parcerias entre escolas e outros atores, que se constituem como formas de regulação voluntária de natureza colaborativa (Justino & Batista, 2014), descentralizada e informal, que emergiram no contexto de políticas tendentes à descentralização e autonomia das escolas, que têm provocado mudanças nos sistemas educativas nas últimas décadas. A Rede ESCXEL foi criada em 2008, pela iniciativa de um grupo de investigadores e das suas interpretações dos desafios e tendências do sistema educativo Português, com o objetivo de incentivar a melhoria contínua do desempenho e da qualidade das escolas seguindo o pensamento de Aristóteles:

Somos o que repetidamente fazemos. Excelência, por isso, não é um ato, mas um hábito

Aristóteles, 384-322 a.c., citado por Durant (2006 [1926]:98)

 

Objetivos do Projeto Escxel

Desenvolver modelos de organização escolar (planeamento, implementação e monitorização) através das seguintes ações:

  • Dar formação sobre a construção dos projetos educativos no seguimento do Manual já publicado;
  • Criar modelos de monitorização e autoavaliação promovendo a criação de indicadores e benchmarks;
  • Identificar e difundir "boas práticas" através da realização dos Seminários concelhios;
  • Testar e monitorizar novos modelos de organização escolar, nomeadamente na constituição de turmas.

Desenvolver estratégias e planos de desenvolvimento através do maior conhecimento das realidades educativas locais:

  • Recolher e produzir informação sobre as escolas e contextos envolventes;
  • Construir indicadores que ponderem a análise e a comparação dos resultados escolares em função dos contextos socioeconómicos;
  • Utilizar esta informação para o planeamento das redes escolares locais, nomeadamente na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Educativo.

Explorar o subsistema das vias profissionalizantes disponíveis na Rede ESCXEL:

  • Mapear a oferta existente nas escolas da Rede ESCXEL;
  • Equacionar as necessidades do mercado de trabalho e as expetativas de alunos e famílias;
  • Avaliar este subsistema e desenvolver estratégias que contribuam para a sua melhoria.

Dar continuidade à qualificação das aprendizagens dando especial atenção às práticas de sala de aula.

Produzir conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais:

  • Publicar em forma de artigo os resultados científicos, em revistas nacionais e internacionais;
  • Desenvolver teses de mestrado e doutoramento resultantes do trabalho no projeto;
  • Alargar a rede de colaborações nomeadamente a outras escolas, centros de formação e outras redes nacionais orientadas para a qualificação das aprendizagens e a promoção do sucesso educativo.

Procurar o estabelecimento de parcerias com redes internacionais de forma a enriquecer a experiência colaborativa e o aprofundamento científico do conhecimento adquirido.

 

Fonte

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