Programa Qualifica

Programa Qualifica

O QUE SÃO OS CENTROS QUALIFICA ?

Os Centros Qualifica são estruturas do Sistema Nacional de Qualificações que assumem um papel importante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. A rede nacional de Centros Qualifica visa uma atuação mais rigorosa e exigente, designadamente nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, assegurando a prestação de um serviço de qualidade, no domínio da orientação, com enfoque na informação de ofertas escolares, profissionais ou de dupla certificação.

 

MISSÃO DOS CENTROS QUALIFICA

Potenciar e expandir a rede de oferta formativa do território, dando respostas de qualidade a jovens e adultos com vista à obtenção de qualificação escolar e profissional. O Centro Qualifica Amadora desenvolverá, igualmente, processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

QUAL A ATIVIDADE DOS CENTROS QUALIFICA?

Os Centros Qualifica desenvolvem as seguintes atividades:
  • Acolhimento: Inscrição e esclarecimento dos candidatos sobre o Centro Qualifica e a sua missão;
  • Diagnóstico: Análise do perfil dos candidatos – motivações, necessidades e expetativas;
  • Informação e Orientação: Identificação de projetos individuais de educação e qualificação, disponibilizando a informação necessária à melhor opção dos candidatos, tendo presente o prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho;
  • Encaminhamento: Encaminhar para uma oferta de educação, educação e formação profissional ou para processo de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, considerando o processo individual de cada candidato.

QUEM SÃO OS DESTINATÁRIOS DOS CENTROS QUALIFICA?

Os Centros Qualifica destinam-se a todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconverção para o mercado de trabalho.

São destinatários dos Centros Qualifica:
 
- Adultos com idade igual ou superior a 18 anos com necessidades de aquisição e reforço de conhecimento e competências.

O CENTRO QUALIFICA AMADORA

A desenvolver a sua atividade na zona da grande Lisboa, o Centro Qualifica Amadora funciona em "consórcio" com 2 escolas da rede pública, a Escola Secundária Dr. Azevedo Neves e a Escola Secundária Seomara da Costa Primo e uma escola da rede privada, a Escola Profissional Gustave Eiffel, sendo a Câmara Municipal da Amadora a entidade promotora.

Esta solução permite uma otimização de recursos e uma melhor organização e gestão da rede de ofertas existentes no território. Considerando os diferentes públicos a abranger, pretende-se identificar as necessidades de formação/qualificação e encaminhar para as respostas mais adequadas aos perfis identificados. Através de uma rede de parcerias com várias entidades formativas, procuramos valorizar a diferença como fonte de criatividade, inovação e competitividade. É, igualmente, prioridade o estabelecimento de parcerias com o tecido empresarial convidando-os a contribuir de forma mais integrada nas respostas de qualificação.

COMO POSSO INSCREVER-ME?

Para realizar a sua pré-inscrição preencha e submeta este formulário.

Deverá anexar, obrigatoriamente, o certificado de habilitações bem como o seu documento de identificação.

Se preferir pode efetuar a sua pré-inscrição presencialmente

Câmara Municipal da Amadora – Centro Qualifica Município da Amadora
Rua Gonçalves Ramos, n.º 54-B (2700-437 Amadora)
Tel: 214 369 052
Horário: 2ª e 6ª feiras - 14:30 às 17:30, 3ª e 5ª feiras - 10:00 às 13:00

PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (RVCC)

Processo que permite a um candidato identificar saberes e competências adquiridos ao longo da vida e em diferentes contextos (formais, não formais e informais), através do recurso a atividades, assentes em metodologias de Abordagem (Auto)Biográfica, Portefólio e Balanço de Competências orientadas segundo um Referencial de Competências-Chave.

A quem se destina?
  • Adultos com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores ao 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano e cujo perfil se enquadra nesta modalidade de qualificação.
 
Para adultos menores de 23 anos, inclusive, é obrigatório possuírem, pelo menos, três anos de experiência profissional devidamente comprovada pelos serviços competentes da segurança social ou, sempre que aplicável, de organismo estrangeiro congénere.

O MEU PROCESSO RVCC ESTÁ PENDENTE NO ÂMBITO DOS CQEP, POSSO RETOMÁ-LO?

Sim! Pode dar continuidade ao seu processo de certificação no âmbito do CENTROS QUALIFICA . Contacte-nos!

Imprimir