O Corta-Mato é a grande festa dos Jogos Juvenis Escolares da Amadora

Os Jogos Juvenis Escolares na Amadora Cidade continuam a ser "um marco do projeto educativo da Amadora" sendo a prova de Corta-Mato, a “grande festa dos Jogos Juvenis Escolares”.
 
José Lagoas, do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste numa retrospetiva dos Jogos Juvenis Escolares da Amadora demonstra o carinho, o orgulho e a experiência na realização e concretização deste emblemático projeto desportivo, que o Município da Amadora criou para as escolas, professores e alunos da Amadora Cidade.
A próxima prova de Corta-Mato realiza-se no dia 16 de janeiro, terça-feira, no Regimento de Lanceiros 2.
 
José Lagoas é professor de educação física na Escola Secundária Seomara da Costa Primo e foi o treinador que levou a equipa da Amadora a vencer os Jogos Sem Fronteiras, em 1997.
 
Este ano, em conjunto com o seu colega e professor Paulo Santos, José Lagoas volta à organização desta 31.ª competição escolar, na qual estarão em prova os escalões Infantis A, Infantis B, Iniciados, Juvenis e Juniores, Femininos e Masculinos, oriundos de várias escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos da nossa cidade.
 
Os Jogos Juvenis Escolares afirmaram-se como uma “atividade ímpar” na Amadora, considerou José Lagoas, porque conjuga várias áreas: “ainda me lembro das provas de Atletismo, o Basquetebol, o Andebol, do Xadrez e do Ténis de Mesa em 1986 e 1987”.
 
Esta experiência começou em 1987, quando era um jovem professor na Escola Secundária da Falagueira, um legado que o seu professor João Bento lhe deixou, quando foi seu discípulo, no Instituto Superior de Educação Física”.
 
Recordando a evolução dos Jogos Juvenis Escolares, José Lagoas relembrou não só a parte técnica, em que era necessário a participação e aptidão dos alunos na prova “Insígnia do Valor Físico”, mas o que milhares de jovens da Amadora, hoje homens e mulheres “têm na sua memória comum”, que é a passagem pelos Jogos Juvenis “que os ajudaram a desenvolver-se como pessoas e como praticantes desportivos, aprendendo a respeitar os outros, a ter “fair-play”, a respeitar as regras, a saber perder e a saber ganhar”.
 
A poucos dias do próximo Corta-Mato, este professor já tem quase tudo a “postos” para que na organização, da qual também fazem parte 18 professores e 85 alunos de curso de desporto escolar, em conjunto com o Município da Amadora e o apoio do Regimento de Lanceiros 2, mais alunos possam correr na pista de Corta-Mato e participar nesta “festa” escolar, que terá a colaboração do Clube da Água do SIMAS de Oeiras e Amadora, a montagem de uma cozinha de campanha que fará a distribuição de pizzas aos participantes, entre várias atividades de entretenimento.
 
Conheça aqui os alunos das escolas que participarão no Corta-Mato dos Jogos Juvenis Escolares da Amadora 2018: http://bit.ly/2Fv4HMh
 
 
 
 
 

Marcações: 2017/2018, Desporto

Imprimir