Biodiversidade e Extinção: Passado e Presente

Biodiversidade e Extinção: Passado e Presente foi o tema da palestra de André Levy, professor e investigador do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, realizada no passado dia 16 de maio, na Escola Secundária Seomara da Costa Primo por iniciativa dos professores de Biologia e Geologia, Olga Afonso e Sérgio Costa.

O professor André Levy explicou o significado de diversidade biológica numa perspetiva evolucionista, na variável geográfico-temporal, a importância do conceito de evolução divergente, a constante descoberta e classificação de novas espécies e a surpreendente estimativa de cerca de 10 milhões de espécies ainda não descritas.

Salientou também que, do outro lado da medalha, o conceito de  extinção de espécies é, à escala da História da Vida, um processo natural, sendo cientificamente verdadeira a existência de períodos de extinção em massa causados, por exemplo, por fases agudas de vulcanismo, alterações climatéricas e subida dos níveis da água do mar. Todavia, conforme sublinhou, a ação humana está, atualmente a agravar de forma preocupante a extinção de muitas formas de vida no nosso planeta.

Por último, uma nota de esperança relativa à possibilidade de inverter o impacto negativo que estamos a causar à vida na Terra pelo esforço conjunto de recuperação de muitas espécies que se encontravam em vias de extinção, aqui ilustrado pelo vídeo do jornal norte-americano The Washington Post.

Fotografias: Lurdes Almeida

Marcações: 2017/2018, Biologia e Geologia, Palestra

Imprimir