O street artist Vítor Julião

Vítor JuliãoNa quinta feira, dia 24 de maio, o 11º 6 recebeu, na sua sala de aula, o street artist, Vítor Julião.

Conversámos sobre as origens da arte urbana, sobre o lugar desta arte peculiar, sobre o seu caráter provocatório e (eventualmente) ilegal, sobre a sua efemeridade, sobre a sua relação com os habitantes da cidade e com o espaço físico em que se inscreve, as paredes dos prédios, os muros, as ruas...

Conversámos sobre a identidade artística do trabalho de Vítor Julião, centrada na ilustração, na arte urbana e no desenho digital, ficcionando personagens, cuidando do amor e da paixão, como temas fundamentais.

Conversámos sobre o seu percurso profissional, sobre como um dia trocou dez anos de carreira militar, com condecorações, pela insegurança da criação artística, em nome de um sonho. “Malta, nunca desistam dos vossos sonhos e façam tudo o que puderem para os alcançar”, desafiou o artista.

Ainda, conversámos sobre seus os projetos no Irão, na Holanda, no Dubai, em Londres e em muitos outros pontos do mundo. Um trabalho muito, muito intenso, muito exigente, em que pouco tempo sobra para dormir. Felizmente, sobrou tempo para visitar a Seomara. Esperemos que consiga regressar.

Para saber mais do trabalho de Vítor Julião: https://industriacriativa.pt/vitojuliao

 

Vítor Julião

Marcações: 2017/2018, Street Art

Imprimir