L2C - National Introdutory Workshop

L2C LOGOImagem2

No dia 9 de novembro de 2018, no Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, decorreu o National Introdutory Workshop do projeto-piloto internacional Learning Leadership for Change (L2C).

Este projeto-piloto internacional tem a duração de 36 meses (8-02-2018 até 31-12-2020) e participam cinco países, num consórcio de seis parceiros: Bélgica, Itália, Espanha, Malta, Portugal e European Schoolnet. O projeto é coordenado pela European Schoolnet em colaboração com o Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (DGE)Consejería de Educación de la Junta de Castilla y LeónINDIRE – Istituto Nazionale di DocumentazioneInnovazione e Ricerca, Ministerie van de Vlaamse GemeenschapSt. Nicholas College and Directorate for Educational Services. Em Portugal estarão a participar cinco escolas piloto, nomeadamente o nosso Agrupamento, o Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente, o Agrupamento de Escolas do Barreiro, o Agrupamento de Escolas de Alvalade e o recentemente integrado Agrupamento de Escolas de Alcanena.

O projeto pretende promover um modelo de liderança partilhada e potenciar redes de partilha entre os elementos da comunidade escolar e o seu impacto será avaliado nas aprendizagens dos alunos em três áreas conectadas com o desenvolvimento estratégico da escola: educação STEM, uso inovador de TIC no ensino e cidadania digital. Intenta também incrementar o trabalho colaborativo inter e intra escolas, em especial na partilha de práticas pedagógicas promotoras do sucesso ao nível das STEM, Cidadania Digital e uso inovador das TIC.

Estiverem presentes para além dos representantes dos Agrupamentos nacionais envolvidos no projeto, elementos da ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) que coordena o projeto em Portugal e uma representante da European Schoolnet, Alexandra Licht.

Representaram o nosso agrupamento, o professor Rui Fontinha, Diretor do Agrupamento, os coordenadores de departamento, professora Elisa Moreira (Línguas), professor Samuel Pinheiro (Expressões e Tecnologias) e a professora Isabel Pinheiro (Matemática e Ciências Experimentais) e o Presidente do Conselho Geral, professor Carlos Gomes.

A estrutura do workshop esteve organizada em quatro sessões:

  • Session 1 - What is shared leadership for the L2C project?
  • Session 2 – Self-assessment tools and how they are used in L2C
  • Session 3 – Theory of change – how can we introduce change in schools?
  • Session 4 – Next steps & summary of the day

Para saber mais consulte o site do projeto http://l2c.eun.org/.

Imagem1

Marcações: 2018/2019, L2C, Workshop, European Schoolnet

Imprimir