Semana da Academia de Líderes UBUNTU na Escola

No corrente ano letivo, o Agrupamento aderiu à Academia de Líderes UBUNTU, um projeto do Instituto Padre António Vieira (IPAV). A Academia de Líderes Ubuntu nas Escolas  é um programa de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança (entre os 14 e os 18 anos), através de um modelo de educação não formal, inspirado pela filosofia Ubuntu, que tem o objetivo de capacitar para a liderança servidora ao serviço da comunidade.

A Semana da Academia de Líderes UBUNTU na Escola decorrerá no nosso Agrupamento entre 14 e 18 de outubro, contando com a participação, a tempo inteiro, de cerca de 20 alunos de 12 turmas do ensino básico e secundário da E. S. Seomara da Costa Primo.

Os alunos participantes ficarão dispensados das aulas durante essa semana e estarão sempre acompanhados pela Equipa IPAV e também pela equipa UBUNTU da escola (Vanessa Correia, Andreia Alvarez, Carla Silva, Gualdim, Susana Banha e Filomena Cardoso).

Durante esta semana intensiva de trabalho com os jovens pretende-se formar jovens para a liderança servidora, trabalhar o seu sentido e o seu propósito, promover as suas competências socio-emocionais e potenciar competências de comunicação, de criatividade, gestão de conflitos, negociação, etc.;

O método Ubuntu utilizado na Academia de Líderes Ubuntu, tem como objetivo o desenvolvimento de cinco pilares centrais – Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço, que serão trabalhados através de vários jogos, visualização de filmes, momentos de debate e reflexão, etc.

Para saber mais sobre o projeto consulte https://www.academialideresubuntu.org/pt/.

Marcações: 2019/2020, Ubuntu

Imprimir