07 English Language Course (Intermediate Level), Galway, Irlanda, abril 2024
Durante a semana de 12 a 16 de abril de 2024, as professoras, Isabel Pinheiro, Lurdes Henriques e Maria João Costa, no âmbito do projeto Erasmus+, participaram no curso "English Language Course (Intermediate Level)", em Galway, na Irlanda.
A escola, “O Bridge Mills Galway Language Centre”, está situada num edifício de pedra rústica, um moinho histórico de 1558, situado nas margens do rio Corrib, no centro de Galway. O centro de línguas começou, há trinta anos, com um pequeno grupo de professores com o objetivo de ensinar inglês com excelência aos estudantes estrangeiros.
A rio Corrib é o segundo rio mais veloz de toda a Europa.
O edifício à noite, na cave, funciona como restaurante e bar, o que se reveste de particular interesse, numa cidade com 500 bares.
Os alunos de Erasmus integram as turmas existentes, de acordo com o seu nível de proficiência na língua, o que foi feito previamente numa entrevista via Zoom e num teste on-line.
Porquê a escolha deste curso?
No presente ano letivo, no nosso agrupamento, aproximadamente 30% dos nossos alunos não têm naturalidade portuguesa, são oriundos de 38 países diferentes. A multiculturalidade e consequentemente o multilinguismo dos alunos do agrupamento exige uma maior fluência do inglês.
A atualização científica e pedagógica exige cada vez mais o domínio do inglês. Dominamos as bases essenciais do inglês, mas necessitamos de alargar e expandir os nossos conhecimentos, daí a escolha de um nível intermédio.
A aprendizagem do inglês capacitar-nos-á com competências de comunicação, que poderão ser aplicadas numa sociedade maior e mais complexa, através da troca e influência de diferentes culturas e contextos educativos.
Quando chegámos e nos perguntaram quantos meses iríamos ficar a estudar a língua e respondemos uma semana, o sorriso foi geral.
O curso foi intensivo, seis horas por dia, em que as aulas incluíam conversação, audição, gramática, jogos, realização de exercícios, quizzes, visualização de filmes com a respetiva interpretação e vocabulário. Quase todos os dias tínhamos trabalho de casa, o que nos levou a passar pelo sentimento dos nossos alunos.
Nestes dias “ voltámos a ser estudantes” , o que refrescou a nossa perspetiva e dinâmica como professores.
Os professores tinham nacionalidades diferentes, eram muito competentes, dinâmicos, criativos e com práticas pedagógicas diversas.
O intercâmbio com colegas e professores de diferentes nacionalidades e contextos foi sem dúvida uma experiência inesquecível e muito enriquecedora.
Numa das aulas fizemos uma apresentação multimédia do nosso país, focando aspetos tais como, a população, paisagens de diferentes locais, monumentos, costumes, artesanato e comidas típicas, ao som de Carlos Paredes. Terminámos com um poema de Sophia de Mello Breyner, escrito em inglês e em português, desafiando os presentes a soletrar a nossa língua.
Partilhámos vinho do Porto, com 10 anos (tipicamente português. A reação foi muito interessante, foi partilhado ainda pelo staff e o diretor do colégio. Oferecemos também pins com o logotipo do nosso agrupamento que incluía o termo “Erasmus” e marcadores de livros do projeto “E_moções” e ainda rebuçados do Dr. Bayard, cuja fábrica fica perto da nossa escola. No dia seguinte os professores e o diretor apresentaram-se com o referido pin na lapela.
Tivemos ainda oportunidade de conhecer a pitoresca e vibrante cidade de Galway e arredores. Trata-se de um local cheio de história, cultura, costumes, música e com uma população muito hospitaleira.
Por outro lado, queremos ainda salientar o reforço dos laços de amizade de trinta anos, entre nós, ao passar por esta nova experiência ao fim de muitos anos de ensino.
Este curso foi um verdadeiro desafio para cada uma de nós, levando-nos a desejar prosseguir a aprendizagem mais sólida da língua inglesa.
Esta experiência foi inesquecível, ajudando-nos a abrir horizontes que melhorarão as nossas práticas educativas. Tornou-nos melhores “pessoas” e professores.
Recomendamos fortemente os cursos desta natureza pela sua pertinência e qualidade a todos os que ainda tenham possibilidade de participar em cursos “Erasmus+”.
Uma palavra final à equipa organizadora do projeto Erasmus+.
OBRIGADA!
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |