G.A.A.F. - Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família

Gaaf

 

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família – GAAF surgiu no ano letivo 2012/2013 e é um projeto que apoia o Agrupamento no seu trabalho com as famílias e com os alunos, vendo a criança/jovem não só como aluno, mas também como pessoa interveniente na sociedade e com uma família.

O apoio diário que oferece a toda a Comunidade Escolar (Alunos, Famílias, Pessoal Docente e não Docente) ajuda ainda a encontrar uma resposta imediata e eficaz às problemáticas que surgem em espaço escolar, articulando, frequentemente, com uma rede de parceiros dentro da escola e na comunidade.

A intervenção do GAAF está assente numa prática inter e transdisciplinar, ou seja, intervém com e para as pessoas através de:

  • Avaliação e diagnóstico da situação social do aluno e/ou família (situação de exclusão económica e/ou social e situações de risco e de perigo);
  • Articulação e cooperação com entidades em matéria de infância e juventude, de modo a garantir o acesso universal igualitário à educação;
  • Articulação e encaminhamento para integração em apoios, respostas sociais e de proteção social no exterior, facilitando assim o acesso da comunidade escola a bens e a serviços (Segurança Social, Saúde, Ação Social, etc.);
  • Acompanhamento psicossocial dos alunos e famílias, de forma a desenvolver processos de ajuda, capacitação, acompanhamento social e suporte sociopedagógico;
  • Estabelecimento de relações de respeito, confiança, empatia e cooperação com alunos e famílias, para as mudanças necessárias para a integração, manutenção, permanência e sucesso da criança e jovem na escola.

Objetivamente o GAAF procura através da sua intervenção, contribuir para o crescimento harmonioso e global dos jovens, promovendo um ambiente humanizado e facilitador da integração escolar e na comunidade.

A intervenção do GAAF nas 5 escolas do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste abarca 4 eixos:

  • Aluno: contactos informais com os alunos de forma individualizada e/ou grupo, atendimento ao aluno, apoio psicossociopedagógico e encaminhamento para entidades de apoio social.
  • Família: atendimento ao Encarregado de Educação / Família, encaminhamento para entidades de apoio social, visitas domiciliárias e capacitação parental.
  • Escola: trabalho concertado com Diretores de Turma e Professores, trabalho articulado com Serviços Internos, participação permanente na EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.
  • Comunidade: trabalho em parceria com instituições de apoio, reuniões e definição de planos de ação.
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