ERASMUS+: acolhimento de docentes em jobshadowing

ANEEF logo v03 corEntre os dias 26 e 30 de setembro, a Escola Secundária da Costa Primo acolheu duas docentes de Alicante, Espanha, que, através do programa Euro Training vieram realizar uma experiência de Job Shadowing nos cursos profissionais de Técnico Administrativo e de Técnico de Turismo, áreas da sua experiência de ensino. Esta experiência consistiu na observação aulas de disciplinas da componente de formação científica e técnica destes cursos.

A escola foi desafiada a aceitar este acolhimento pela organização EuroYouth, através da coordenadora do programa, Marta Fernandes, que estreitou a parceria com a escola através da coordenadora do programa Erasmus+, a docente Ana Água.

As docentes Maria Maciá e Cristina Rabasco foram recebidas pelo Diretor do Agrupamento, Dr. Rui Fontinha, que lhes fez uma visita guiada pela escola secundária e lhes descreveu o funcionamento das suas diversas valências. As professoras Ana Olga Cruz (equipa Erasmus+) e Maria dos Anjos Sena, diretoras dos cursos TT e TA, respetivamente, foram responsáveis pelo acompanhamento das docentes, preparando as atividades de observação de acordo com os horários das disciplinas ministradas. Foram também proporcionados momentos importantes de reflexão sobre as diferenças entre os dois sistemas de ensino, o Português e o Espanhol, bem como a organização dos cursos profissionais nos diferentes contextos. 

No dia 29, o Auditório encheu-se com as turmas dos 1º, 2º e 3º anos dos cursos de TA e TT para ouvirem a partilha de testemunhos de alunos que já realizaram os seus estágios e concluíram os seus cursos para, assim, tornarem a visita das docentes Maria e Cristina ainda mais significativa. 

A docente Ana Flôr, da equipa Erasmus+, preparou ainda uma breve visita cultural  (património histórico, natural e gastronómico) pela região envolvente.

O feedback das docentes foi extremamente positivo, tendo destacado a simpatia, disponibilidade e acolhimento do Diretor e dos docentes e não docentes da escola, o entusiasmo e adesão dos alunos às atividades propostas, a qualidade dos recursos e equipamentos da escola. 

Já os docentes e alunos que participaram nesta atividade de acolhimento salientaram a simpatia e comunicabilidade das professoras acolhidas que, para além de observarem as aulas, também trocaram ideias sobre práticas e metodologias de ensino e conversaram com os alunos sobre perspetivas de futuros nas áreas de estudo.

A Equipa Erasmus+, responsável por este acolhimento, agradece aos docentes Maria dos Anjos Sena, Ana Carmen, Fátima Sousa, Helena Almeida, Hugo Gonçalves, José Nunes e José Rocha, pela disponibilidade e colaboração, bem como aos que acompanharam as turmas ao auditório. 

Endereça ainda um agradecimento muito especial às turmas de observação, pela forma correta e entusiasta como acolheram as docentes, e aos antigos alunos que se disponibilizaram para partilhar o seu testemunho.

Consideramos que esta experiência é o início de um processo de internacionalização do agrupamento que muito beneficia com as experiências de mobilidade, quer como entidade de acolhimento quer como emissora de membros da comunidade educativa para outros destinos.

Marcações: Erasmus+, 2022-2023, Jobshadowing

Imprimir