Turmas de 11º ano assistem à peça Frei Luís de Sousa
Foi no dia 30 de novembro que todas as turmas do 11º ano assistiram à peça Frei Luís de Sousa no Centro Cultural Franciscano, pela companhia de teatro Actus, especializada em teatro para as escolas.
A ida a este espetáculo decorre do estudo deste drama romântico de Almeida Garrett que faz parte do currículo deste ano de escolaridade e está a ser estudado pelos alunos. Tratou-se de uma oportunidade de ver representado o texto dramático, aperfeiçoando competências enquanto leitores e espetadores.
O seguinte texto foi escrito pela aluna do 11º1, Alexandra Cunha, na sequência do visonamento da peça de teatro em Lisboa, no dia 30 de novembro de 2022.
Uma adaptação adequada a um público jovem
Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, foi uma obra interpretada pela companhia de teatro “Actus”, fundada em 2002. Esta peça, caracterizada como um drama romântico, gira em torno de uma família do século XVI, composta por Manuel Luís de Sousa Coutinho, D. Madalena de Vilhena, e sua filha, Maria. Dado o século em que foi escrita, estão presentes o sebastianismo e características do romantismo, como o patriotismo e o heroísmo.
A companhia revelou-se capaz de fazer mínimas adaptações à peça original para que esta fosse mais adequada ao público e mantivesse a sua função pedagógica, sendo esse um dos pontos agradáveis e que deve ser realçado. A iluminação, e aspetos relativos à qualidade do som, não fugiram às expectativas dos espetadores e tais fatores permitiram um ambiente propício à obra em questão . A atuação dos atores foi excecional, conseguindo cativar e manter a atenção do público, sendo de realçar a representação de D. Madalena, pois foi a personagem mais emocionante e complexa de acompanhar, e a atriz que a interpretou transpareceu perfeitamente os seus sentimentos intensos, permitindo a qualquer um que estivesse atento partilhar e até mesmo identificar-se com ela. No entanto, no final da peça, ouviu-se o que aparentava ser um erro técnico, já que foram misturados vários áudios do decorrer do espetáculo, uns sobrepostos aos outros. Mesmo tendo o objetivo de um efeito nostálgico, como uma linha cronológica dos momentos mais importantes da representação, não foi algo aprazível por parte dos espectadores.
De forma sucinta, a Companhia de teatro Actus mostrou um bom desempenho e trabalho ao interpretar a obra, abandonando uma boa imagem na memória do público e, mesmo com o baixo orçamento para encenar Frei Luís de Sousa, conseguiu mostrar a essência e a moral da peça.
Marcações: Teatro, Trabalhos, Frei Luís de Sousa, 2022-2023