Erasmus+ 2023, To be the best teacher for your pupils… mais do que um curso de expedição, uma experiência de vida!
Em 12 de maio partimos para a Islândia, para frequentar o curso “ To be the best teacher for your pupils”, porém a experiência começou alguns meses antes e estender-se-á indefinidamente no tempo.
Escolhemos um “ curso / expedição” que associou a combinação de atividades de treino e de visitas de estudo, num contexto “ Outdoor”, dinamizado pela Outdoored.eu, que há mais de 20 anos se dedica ao desenvolvimento profissional docente na área da educação experiencial ao ar livre, em mais de 40 países, nos quais se inclui a Islândia , onde esta formação teve lugar.
Sobre os preparativos desta formação, já lançámos um flyer. Sobre o seu outcome, dinamizámos para além de vídeos uma experiência para toda a comunidade educativa em Monsanto, no passado dia 4 de julho. Agora iremos compilar neste artigo as principais ideias referentes ao que aprendemos e partilhámos com a comunidade educativa no passado dia 4, na caminhada por nós dinamizada pelos miradouros desse maravilhoso parque florestal lisboeta.
Entre os dias 14 e 19 de maio, à medida que fomos percorrendo uma parte da Islândia, fruto da formação ser em regime de expedição, os formadores foram promovendo metodologias para nos conhecermos melhor como professores, no contexto educativo das crianças e jovens. Nesta formação encontrámos atividades práticas de liderança. Tivemos a oportunidade de visitar escolas com metodologias inovadoras na área de estudo da educação ao ar livre. Focámo-nos em técnicas de planeamento e no desenvolvimento de um plano de atividade pessoal de como colocar novos conhecimentos em ação no contexto escolar em que nos inserimos.
O curso deu-nos a oportunidade de conhecer colegas de diferentes nacionalidades dentro da UE, envolvermo-nos em experiências de aprendizagem intercultural, trocar ideias e construir uma rede para futura cooperação internacional.
De toda a vivência que o curso promoveu saíram enriquecidas as nossas habilidades de comunicação, as competências em línguas estrangeiras e o vocabulário profissional.
Durante as atividades de formação, as tarefas realizadas foram divididas em diferentes esferas:
- momentos de atividades matinais ao ar livre, onde foram implementadas rotinas. Essas rotinas visavam aprofundar a atmosfera entre o grupo. Foram jogos e dinâmicas que antecederam e foram a base da introdução de um tema, e sua reflexão.
- momentos de vivência da natureza, de interiorização sensorial, seguidos de introspeção sobre o ensino e oportunidades de aprendizagem proporcionadas pela atividade ao ar livre desenvolvida
- momentos de reflexão e desenvolvimento profissional, em grupo, bem como visita a uma escola modelo, promovendo nosso desenvolvimento em como ser melhores professores para os nossos alunos.
O que aprendemos nós, nesses dias maravilhosos:
aprendemos a usar o ambiente externo de forma imaginativa como instrumento de ensino; desenvolvemos as nossas habilidades sociais e pessoais; tornámo-nos mais abertos e conscientes sobre a satisfação dos nossos alunos; ganhámos uma perspectiva transcultural dos sistemas e métodos de educação, para tornar o ensino significativo, útil e alegre, o que me tornará um professor melhor; aprendemos bases teóricas de pedagogia educacional ao ar livre.
Ao longo do curso, reforçámos o nosso conhecimento sobre muitos benefícios para crianças e jovens se educarem ao ar livre. Eles podem libertar energia, usar vozes altas, jogar, envolver-se em projetos ao ar livre. Além disso, podem explorar as plantas e animais no seu ecossistema local. Tomámos contacto com o que a ciência identifica como muitos outros benefícios de educar ao ar livre, tanto para alunos como para professores como: melhor saúde física; inúmeras oportunidades para fortalecer as habilidades motoras; melhores atitudes em relação ao meio ambiente; maior interesse em aprender; maior satisfação e motivação dos professores; melhores resultados escolares; maior tempo de concentração dos alunos, melhor comportamento e menos problemas de disciplina escolar; e desenvolvimento de habilidades para a vida.
A natureza poderá ser um excelente aliado para uma educação implementada com consciência, compreensão e em que pequenos passos fazem a diferença. O ensino deve ser guiados pela alma, e as atividades externas nos conectam com as nossas. O ambiente de aprendizagem ao ar livre deve ser uma extensão do ambiente interno, e a relação deve ser privilegiada.
Com tanto para assimilar e implementar, saímos da Islândia mais completos assumindo a nossa tarefa de tornar o processo educativo do Agrupamento de escolas Amadora Oeste mais próximo da natureza. Obrigada pela oportunidade!
Deixamos as fotos da nossa sessão de disseminação, aberta a pais, alunos e professores. Caminhada pelos Miradouros de Monsanto. Só tivemos professores a participar. Obrigada pela Participação !