Erasmus+: Supporting Diversity with Intercultural Education in the Classroom, Split, Croácia, março 2024
Entre os dias 4 e 9 de março de 2024, as professoras Ana Tavares, Carla Santos e Silva e Lívia Lourenço, integraram o curso de desenvolvimento pessoal e profissional „Supporting Diversity with Intercultural Education in the Classroom“, em Split (Croácia), promovido pela Europass Teacher Academy e dinamizado pela formadora Alenka Miljević.
Há mais de uma década que as três professoras lecionam no Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, num contexto caraterizado pela multiculturalidade, onde as culturas e identidades se misturam, e onde impera a interculturalidade. Em tempos de globalização, diariamente, são inúmeros os desafios colocados aos professores, os quais se deparam com estudantes provenientes de diversos países, com diferentes culturas e necessidades, pelo que é premente a procura de novas ferramentas e estratégias para melhor saber lidar com a diversidade, apoiando a inclusão e integração destes alunos(as).
Deste modo, torna-se imprescindível a aquisição de competências que fomentam a prática de uma escola inclusiva e resiliente, onde todos possam ter lugar não só para aprender, mas também para prosperar, para que no futuro sejam adultos com uma conduta cívica que privilegie a equidade, a integração da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de conceitos e valores de uma cidadania ativa e democrática.
Neste sentido, as docentes aceitaram o repto de integrar o curso supracitado num contexto internacional, com professores de vários países (Portugal, Croácia, Espanha, Roménia, Eslovénia, Itália e Alemanha), o qual permitiu o intercâmbio de conhecimentos, de culturas e de experiências enriquecedoras, bem como o contacto com diferentes práticas, métodos e estratégias pedagógicas.
Esta formação forneceu ferramentas e recursos sobre como gerir, com sucesso, uma sala de aula intercultural, respeitando a diversidade, promovendo a inclusão e proporcionando a aquisição de competências para a educação intercultural mostrando novas abordagens para salas de aula culturalmente diversificadas e empáticas.
Para além desta componente mais pedagógica, a formação promoveu a importância da empatia nas relações humanas, as conexões profissionais entre professores com diversas experiências e origens, incentivou a colaboração interpares, a reflexão, a inovação e a troca frutífera, incluindo, naturalmente, a partilha de boas práticas.
Este intercâmbio entre professores e instituições europeias, permite manter os profissionais da educação atualizados, mais flexíveis, motivados e mais despertos para as novas realidades impostas pelas mobilidades populacionais a nível mundial.
#ConstruindoPontes #Interculturalidade #Multiculturalidade #Inclusão #Erasmus+
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |