Mobilidade Erasmus+: Experiential Learning in Florence: Sustainable Tourism and Travel Psycology in Pratice, Florença, fevereiro 2024

Durante a semana de 12 a 17 de fevereiro, os professores, Anabela Ramos, Carlos Dias e Rita SIlva, realizaram a formação - Experiential Learning in Florence: Sustainable Tourism and Travel Psycology in Pratice, através da Europass Teacher Academy com a formadora Monica Ogaz, em Florença (Itália).

Do nosso ponto de vista, esta formação, apresentou três áreas fundamentais: a formação em si no seu aspeto técnico-pedagógico; as suas aplicações teórico-práticas no contexto de sala de aula; e os efeitos socioculturais da semana em Florença.

No que respeita ao primeiro ponto, temos de ter em consideração a formação do grupo turma, começando pela formadora, de origem mexicana, apesar de toda a sua formação ter sido feita em Itália. Tínhamos ainda colegas de Espanha, Alemanha e Lituânia. Esta mescla de culturas trouxe ao grupo diferentes visões, perspetivas, formas de estar na vida e no ensino enriquecendo toda a formação.

Começamos por caracterizar o espaço da sala de aula, um espaço de atelier bem acolhedor, da formadora, uma artística plástica, o que nos trouxe uma experiência completamente diferente do estar numa sala de aula tradicional. A formação foi muito mais prática que teórica, onde a cor, os pinceis, as tintas, as colagens, as caminhadas, as fotografias, a escrita, mapear a cidade, os desenhos e a partilha, entre trabalhos individuais e diversificados trabalhos de grupo, a importância da arte como terapia, estiveram bastante presentes.

Quanto ao segundo ponto, este foi enriquecedor pelas aprendizagens vividas, tanto teóricas como práticas. Não podemos esquecer as visitas a alguns ateliers, a academia de Belas Artes, os aspetos práticos organizados em grupos, em praças, ruas…dando-nos o privilégio de conhecer lugares culturais da cidade, mas também o descobrir de locais interessantes como a Biblioteca Oblate menos turísticos, onde realizamos trabalhos. Esta foi uma vivencia, que cada um transporta para a sua sala de aula.

Em relação ao terceiro ponto, os efeitos socioculturais de uma semana de formação em Florença, com diversificados desafios de trabalhos individuais, partilhas e trabalhos utilizando múltiplas técnicas expressivas em grupos, bem como visitas turísticas sustentáveis a espaços únicos como Ateliers artesanato como de Marbled paper, as galerias Uffizi, ponte Vechio, Leonardo da Vinci Museum, Oblate biblioteca têm efeitos que se projetam na nossa vida pessoal e profissional, expandindo os nossos conhecimentos e capacidades, proporcionando novas experiencias que pretendemos disseminar nas nossas aulas e com ateliers de trabalho com outros professores na nossa escola, estes efeitos não são mensuráveis, pois estão em aberto inspirando aulas mais criativas e interativas, portanto em expansão continua.

Com o culminar da formação sentimos uma enorme satisfação pelo que aprendemos e pela camaradagem que tivemos com todo o grupo...ficando o sentimento tão português de saudade.

7 2
6 4
5 1
3
 

Marcações: Erasmus+, 2023-2024

Imprimir