Jobshadowing - mobilidade Erasmus+ na Eslováquia
Entre 24 e 28 de março a docente Maria José Felgueiras realizou uma mobilidade de Jobshadowing no âmbito do programa Erasmus+ no Gymnázium nad Váhom em Dubnica, Eslováquia.
Com esta mobilidade, a docente estabeleceu como objetivos: observar e aprender estratégias inovadoras de gestão de aula, avaliação, trabalhos de grupo, articulação do currículo com materiais didáticos, relações interpessoais, articulação da disciplina de Inglês com outras, o trabalho do docente fora da sala de aula (que espaços e valências utiliza no dia a dia), clubes, projetos e programas de diferentes áreas, não exclusivamente da área das línguas.
Do plano de observação, na escola eslovaca, fizeram parte aulas de Inglês como Língua estrangeira e aulas de Matemática, História, Geografia e Literatura Britânica e Norte Americana nas turmas bilingues; uma apresentação sobre o projeto Green School em funcionamento na escola pela equipa Eco escolas, exclusivamente constituída por alunos e com supervisão de uma professora; reunião com a psicóloga da escola para esclarecimento sobre atividades de solidariedade em funcionamento e outras atividades previstas; reuniões com a coordenadora de Erasmus+, eTwinning e UNESCO; reuniões com a coordenadora do departamento de Línguas e outros professores responsáveis pela aplicação do programa bilingue. Constaram do programa de observação duas visitas de estudo com foco em aspetos históricos, culturais e de sustentabilidade: uma à cidade de Trencin e outra às montanhas Tatras.
A docente propõe-se a realizar atividades de disseminação no agrupamento a partir do próximo ano letivo com foco em três direções: proposta de uma turma-piloto de programa bilingue em parceria com a colega Helena Moita de Deus; a promoção e implementação de atividades que sensibilizem e consciencializem a comunidade escolar para uma escola mais verde, em articulação com a equipa do Eco escolas e a promoção de mais atividades de carácter solidário em articulação estreita com o projeto de Cidadania e Desenvolvimento.
A docente considera que os objetivos da sua mobilidade foram plenamente cumpridos, tendo sido muito bem recebida na escola de acolhimento e agradecendo em especial à incansável professora Andrea Vajdulakova. A docente agradece igualmente à coordenadora da equipa Erasmus+ por todo o apoio e supervisão ao longo de todo o processo envolvendo a sua mobilidade.
Marcações: Erasmus+, Jobshadowing, 2024-2025
















