Comemoração do Dia Internacional dos Migrantes 2024
No dia 18 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional dos Migrantes, uma data que homenageia as contribuições e os desafios enfrentados pelos migrantes em todo o mundo. Este ano, o tema definido pelas Nações Unidas é «As contribuições dos trabalhadores migrantes em todo o mundo», destacando o papel essencial dos migrantes como motores de desenvolvimento, tanto nos países de origem como nos de destino.
A migração, ao longo da história, tem sido uma expressão da resiliência humana e do desejo de melhorar as condições de vida. Atualmente, a globalização e os avanços na comunicação e nos transportes têm facilitado este fenómeno, permitindo que mais pessoas explorem oportunidades em diferentes lugares. No entanto, é fundamental que esta mobilidade seja bem gerida para que se traduza em prosperidade, progresso e desenvolvimento sustentável.
O Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, que acolhe uma comunidade escolar diversa, é um reflexo desta realidade global. Durante a sessão de abertura do ano letivo, o diretor destacou a importância do projeto «Turma de Acolhimento», que este ano conta com três turmas criadas para apoiar o elevado número de alunos estrangeiros. Atualmente, 936 estudantes de nacionalidades diversas frequentam o ensino diurno do Agrupamento, representando 36% do total de alunos, um aumento de 2% em relação ao ano anterior. No ensino noturno, a diversidade é ainda mais evidente, com cerca de 500 alunos de 40 nacionalidades diferentes, dos quais apenas cerca de 80 são de nacionalidade portuguesa.
Estes números reforçam o papel crucial que a escola desempenha na inclusão e integração dos migrantes. Para além do apoio pedagógico, o Agrupamento procura valorizar a diversidade cultural, promovendo atividades que incentivam o respeito e a partilha de experiências entre todos os membros da comunidade escolar.
As fotografias anexas a esta notícia são de trabalhos realizados pelos alunos de todos os ciclos e níveis de ensino da TurAc e de PLNM e expostos no corredor do pavilhão principal.
Óleo Usado: de Resíduo a Riqueza
Durante o mês de dezembro as turmas de 6ºano da Escola Francisco Manuel de Melo receberam, em sala de aula, a atividade "Óleo Usado: de Resíduo a Riqueza" proposta pelo Eco-espaço da Câmara Municipal da Amadora.
No decorrer da atividade os alunos assistiram à apresentação de um PowerPoint sobre o óleo usado, onde foram salientados os malefícios de despejar indevidamente o óleo nas canalizações domésticas.
Posteriormente, os alunos participaram numa demonstração prática de reciclagem do óleo usado na produção de velas aromáticas.
Para terminar, todos os alunos receberam uma vela aromática.
As turmas demonstraram muito interesse e empenho no decorrer da atividade e ficaram muito felizes com a oferta.
Os professores de Ciências Naturais de 6ºano, agradecem a excelente colaboração e profissionalismo da equipa do Eco-Espaço.
Eu escolho crescer com saúde
No passado dia 13 de dezembro, realizou-se no auditório da Escola Seomara da Costa Primo, uma palestra intitulada “Eu escolho crescer com saúde.”
O palestrante foi o Doutor Manuel Pinto Coelho, que conversou animadamente com os alunos do 6º ano, sobre o perigo e as consequências do consumo de alguns alimentos.
As professoras Clara Correia e Sónia Zava, responsáveis pela organização desta atividade, agradecem ao Doutor Manuel Pinto Coelho que gentilmente ofereceu a sua disponibilidade, conhecimento e simpatia.
A professora Sónia Zava recomenda aos alunos da escola Básica 1,2 D. Francisco Manuel de Melo, a leitura do livro do Doutor Manuel Pinto Coelho “Eu Escolho Crescer com Saúde!” Este livro apresenta uma leitura fácil e divertida para os alunos do 2º ciclo.
Classificações: Corta-mato Escolar 2024
Criatividade e inclusão: a Biblioteca Escolar a ligar comunidades
No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), os alunos da Turma de Acolhimento (TurAc) e das aulas de Português Língua Não Materna (PLNM) participaram em atividades dinamizadas pela Biblioteca Escolar, explorando o tema"Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!".
Com recurso a ferramentas de inteligência artificial, os alunos desenvolveram projetos criativos, que incluíram a criação de textos e imagens interativas. Esta experiência não só promoveu a aprendizagem do português como língua de escolarização, mas também permitiu aos alunos expressarem a sua criatividade, desenvolvendo competências digitais essenciais.
A atividade destacou a importância da biblioteca como espaço de inclusão e aprendizagem, onde a tecnologia e o conhecimento se encontram para abrir novos horizontes aos nossos alunos.