Acreditação Erasmus+ atribuída ao nosso Agrupamento

 

Erasmus logoApós um processo de candidatura de cerca de 5 meses até à divulgação final dos resultados, o nosso agrupamento recebeu esta semana o certificado de Acreditação Erasmus no domínio do Ensino Escolar, válido até dezembro de 2027.

No setor do ensino escolar, o Programa Erasmus+ Educação e Formação visa contribuir para melhorar a qualidade da educação e reforçar a sua dimensão europeia, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. O Programa visa também fortalecer as instituições que oferecem estes níveis de ensino, contribuindo para melhorar o nível de competências dos intervenientes e agentes da atividade educativa. Os objetivos deste programa focam-se, mais concretamente, na promoção da mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação a nível das organizações e políticas no domínio do ensino escolar.

Esta acreditação trará oportunidades valiosíssimas à realização de projetos de mobilidade por parte da comunidade escolar diretamente implicada no ensino escolar (excluindo o ensino profissional e o ensino de adultos, que constituem candidaturas diferentes), desde o corpo docente e não docente (incluindo técnicos especializados) aos discentes que frequentam o agrupamento, da educação pré-escolar ao ensino secundário (cursos científico-humanísticos). Pretende-se que todos possam beneficiar dos projetos a desenvolver, quer pela participação direta nas mobilidades, quer através de formas de integração das atividades de mobilidade na organização do trabalho habitual do agrupamento.

Neste momento, aguarda-se pelos resultados da candidatura a financiamento a afetar às atividades selecionadas pelos futuros participantes. Até final de agosto de 2023, estas atividades centrar-se-ão no pessoal educativo ligado ao ensino escolar segundo critérios rigorosamente definidos que serão divulgados em breve.

Todas as atividades a desenvolver deverão nortear-se pelos objetivos definidos na candidatura e posteriormente aperfeiçoados com propostas da agência nacional.

Estes objetivos, tal como toda a documentação e multimédia de apoio, bem como links para páginas essenciais, passarão a estar disponíveis para consulta num separador na página da escola.

Aproveitamos para agradecer o apoio e disponibilidade do sr. Diretor Rui Fontinha e das professoras Elisa Moreira e Filomena Cardoso na elaboração da candidatura.

O Programa Erasmus+ é uma das histórias de sucesso mais notáveis da União Europeia. Baseia-se nas realizações de mais de 30 anos de programas europeus nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto, abrangendo tanto uma dimensão intraeuropeia como uma dimensão assente em parcerias internacionais.

Especialmente por este motivo e por sabermos como será enriquecedor para o nosso agrupamento, manifestamos o nosso entusiasmo e orgulho em passar a pertencer a esta grande família europeia!

Façamos como Erasmo de Roterdão, cujo nome cunhou o programa, que nasceu e renasceu com o mundo, para uma dinâmica de saber globalmente incontornável.

A equipa do programa Erasmus+

  • Rui Fontinha
  • Ana Água
  • Ana Flor
  • Ana Olga
  • Carlos Gomes

Acreditação Erasmus+

 

 

Imprimir Email