Sermão de Santo António aos Peixes no Oceanário de Lisboa

No dia quatro de dezembro, as turmas 1,2,3 e 7 do décimo primeiro ano realizaram a habitual visita de estudo ao Oceanário de Lisboa, conjugando experiências de aprendizagem de Biologia, Física, Química e Português.

"Visitar o Oceanário para estudar Português?" Ora, esta questão pode gerar alguma curiosidade. Mas, de facto, esta é uma visita verdadeiramente interdisciplinar já que usamos o contexto do Oceanário estudar o "Sermão de Santo António aos Peixes", do Padre António Vieira. Deste modo, torna-se possível conhecer melhor alguns aspetos desta obra (analisada, previamente, nas aulas de Português), ao mesmo tempo que se aprofunda o estudo da Biologia de algumas espécies de animais marinhos nela mencionadas. Simultaneamente, é inevitável tentar compreender as condições físicas e químicas que permitem manter vivos os vários ecossistemas marinhos patentes no Oceanário.

Finda a visita de estudo, voltámos para a escola com reforçada admiração  pelo Padre António Vieira, um homem muito à frente do seu tempo em múltiplas áreas, sendo uma delas a Biologia Marinha.

oceanario 1

oceanario 2

oceanario 3

oceanario 4

Marcações: Visita de Estudo, 2025-2026

Imprimir