13 English Language Course (Elementary Level), Florença, Itália, setembro 2023
Introdução
Entre os dias 11 a 16 de setembro de 2023, o fluxo de mobilidade Erasmus+ esteve em Itália – Florença, em formação na sede da Academia Europass, sita no Palazzo Venerosi Pesciolini -Via dei Rustici 7.
As atividades decorreram entre as 9h e as 13.30 h, de 2ª a 6ªa feira, com uma pausa para café entre as 11:00 e as 11.10.
As docentes Ana Rodrigues, Anabela Santos e Ana Olga Cruz constituíram uma equipa multidisciplinar das áreas de Informática e Economia e frequentaram o curso “English Language Course (Elementary Level)”, com o objetivo de melhorar as competências linguísticas em língua inglesa.
O curso foi ministrado pela formadora, Ebrar Çevic de nacionalidade turca, que nos recebeu de forma afável e acolhedora. Recorreu frequentemente à realização de exercícios práticos e jogos: Bingo, Dixit, Quem sou eu?, Kahoot e outras dinâmicas de grupo, apelando à participação de todos os formandos, tendo sempre o cuidado de organizar grupos com elementos de línguas maternas diferentes.
O grupo era constituído por seis docentes: dois colegas de Educação Física, de origem polaca, professores do ensino básico, Escola Primária Maria Konopnicka, na cidade de Kowalewo Pomorskie e uma colega húngara, professora de Língua e Literatura Húngara, na Escola Secundária Kispest Deák Ferenc, situada em Budapeste.
Cada docente procedeu à caracterização da sua escola – nível etário, ciclo de estudos, tipologia de formação, número de alunos e professores, projetos em curso.
A ação decorreu num ambiente de partilha e empatia, criado entre todos os professores participantes.
A partilha com professores de diferentes nacionalidades foi gratificante pelo enriquecimento pedagógico, científico, social e cultural.
![]() |
![]() |
Atividades desenvolvidas
1ª sessão, após as apresentações, através do jogo do Bingo, fomos inquiridos sobre gostos pessoais, numa dinâmica de grupo divertida, onde foi possível conhecermos melhor os outros participantes.
Toda a comunicação se processou desde o início, em língua inglesa, mas em momentos de alguma dificuldade, valeu-nos o recurso às expressões faciais e ao tradutor.
2ª sessão, a gramática e a conversação foram a tónica ao longo das sessões, sendo sucessivamente implementadas atividades de compreensão auditiva e de conversação.
Através de imagens e jogos foi desenvolvido vocabulário sobre os temas alimentação, vestuário e acessórios. O recurso ao Kahoot para realização de jogos de aprendizagem sobre os temas tratados foi uma boa estratégia.
3ª sessão, foi desenvolvida uma atividades com as cartas do jogo Dixit, a partir das quais, cada participante, com uma carta escondida, ia descrevendo os detalhes de cada imagem até o outro participante a compreender e desenhar. Foram momentos de muito boa disposição.
No final da sessão caracterizamos a cidade de proveniência de cada participante, a partir de um pequeno guião, em que se indicavam as rúbricas a referenciar.
No mesmo contexto de aprendizagem, foi pedido a cada participante uma apreciação qualitativa sobre a cidade de Florença.
No final da sessão, o grupo de docentes portugueses ofereceu um pequeno lanche com produtos típicos da gastronomia portuguesa.
Apresentámos as “marcas” de Portugal e caracterizámos a nossa escola a partir de um cartaz por nós elaborado.
4ª sessão, abordou-se vocabulário sobre viagens e férias através de jogos de aprendizagem – Tongue Twisters (trava línguas) para melhorar a pronúncia em inglês. Cada participante apresentou exemplos da sua língua materna.
A sessão culminou com a dinâmica do jogo “Quem sou eu?”, em que cada participante teve que fazer várias perguntas até descobrir a identidade da figura que lhe foi secretamente atribuída.
5ª sessão, visitámos uma biblioteca, apreciámos um pequeno almoço florentino, café e cornetto (variante italiana do croissant aromatizada com baunilha), numa esplanada do espaço da biblioteca, com vista para a cidade. Comparámos os pequenos-almoços dos nossos países de origem e fizemos variadas apreciações sobre a cidade de Florença.
De regresso à academia, elaborámos e partilhámos uma lista de desejos que gostaríamos de realizar um dia - Bucket list.
Seguiu-se o Feedback muito positivo de todos os professores participantes sobre a formação, procedeu-se à entrega dos certificados e deu-se por encerrada a formação.
Não nos foi possível participar na atividade proposta pela Europass - A half-day tour in the Chianti Wine Region, por coincidir com o dia da partida para Lisboa.
![]() |
![]() |
Visitas culturais
Florença, capital da região italiana da Toscana, é uma cidade histórica e berço de muitas obras-primas da arte e arquitetura renascentista, um verdadeiro museu a céu aberto.
Não podemos deixar de mencionar a imponência das igrejas e basílicas, das praças, a arquitetura destes espaços e as esculturas de Miguel Ângelo.
- Ficou o registo da beleza e da imponência do Duomo, catedral com cúpula de azulejos de terracota projetada por Brunelleschi e torre sineira de Giotto.
![]() |
- A visita à Galleria dell' Accademia permitiu apreciar a real escultura “David”, obra-prima de Miguel Ângelo, entre outras, assim como uma grande coleção de pinturas de artistas florentinos.
![]() |
![]() |
- Praça da Senhoria … que possui mais esculturas à vista do que a maioria dos museus, onde podemos observar a réplica de David e a fonte de Neptuno.
- Ponte Vecchio - ponte medieval em arco segmentado de pedra fechada sobre o rio Arno, em Florença. É a Única ponte em Florença poupada da destruição durante a Segunda Guerra Mundial, conhecida pelas lojas que abriga, sobretudo ourivesarias.
![]() |
![]() |
- Basílica de S. Croce - a principal igrejafranciscanaem Florença, na Itália, e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo.
Dado o carácter religioso do local, o dresscode é uma realidade.
![]() |
![]() |
![]() |
De salientar a vista maravilhosa da “Praça Michelangelo”, sobre a zona histórica de de Florença, as colinas ao seu redor e as pontes que atravessam o Rio Arno. É a praça mais alta de Florença e o lugar com a vista panorâmica mais bonita da cidade que permite ver um pôr-do-sol deslumbrante
![]() |
O percurso pedestre por toda a zona histórica permitiu-nos observar a elevada movimentação de turistas de todo o mundo, que percorrem diariamente esta zona da cidade de Florença e sentir um pouco do clima da época medieval: ruas estreitas, na maioria sem passeio para peões e rodeada de espaços comerciais.
As zonas de habitação, acedidas por robustos portões, estão quase exclusivamente ocupadas por alguns escritórios ou por diferentes formas de alojamento local.
Predominam lojas de todo o tipo de artigos em couro florentino, lojas de souvenirs, pequenas lojas ou bancas de bijuteria, grande variedade de restaurantes que permitem degustar a famosa gastronomia italiana, cafés e gelatarias.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Balanço do curso
Os objetivos foram completamente atingidos.
A experiência desta mobilidade permitiu reavivar as aprendizagens em língua inglesa.
As dinâmicas utilizadas revelaram-se adequadas e motivadoras na comunicação entre professores de diferentes nacionalidades, onde os conhecimentos da língua inglesa eram o único denominador comum.
Conhecer e contatar com a riqueza da história e cultura da cidade de Florença, enquanto um dos destinos privilegiados do turismo mundial, constituiu por si, uma mais-valia da experiência que nos enriquece, qualquer que seja a nossa área de formação.
![]() |
Marcações: Erasmus+