02 Happy schools: positive education for well-being and life-skills development, Budapeste, Hungria, janeiro 2024
Parte 1 - Enquadramento
Entre os dias 15 e 21 mês de janeiro, realizou-se o fluxo de mobilidade Erasmus+, com a equipa constituída pelas docentes Ana Margarida Salavessa (professora de português do 2º ciclo) e Marlene Fernandes (professora de informática do 2º ciclo). Ambas as docentes lecionam na E.B.I. D. Francisco Manuel de Melo.
Na cidade de Budapeste, capital da Hungria, as docentes participaram no curso “Happy schools: positive education for well-being and life-skills development”, organizado pela Europass Teacher Academy. Deste curso fizeram parte 10 docentes: oito docentes oriundos de Espanha e as duas docentes portuguesas. Apesar de estarem representados apenas estas duas nacionalidades, foi possível vivenciar a perspetiva das diferentes disciplinas ministradas pelos presentes, desde línguas (português), passando pela educação física, informática, educação musical e até mesmo educação de infância e primeiro ciclo, acrescentado ainda a perspetiva de uma diretora que fez parte do grupo.
A formadora, Anita Daru, apresentou-se desde o primeiro momento bastante profissional e disponível, tendo por isso criado um ambiente sempre propício à aprendizagem.
O conteúdo das sessões foi apresentado aos formandos na semana anterior ao início do curso, tendo estas ocorrido não só no turno da manhã como em dois dos dias no turno da tarde. Foi pedido aos docentes que fizessem uma breve apresentação sobre si, o país de origem, a sua escola e a cidade onde se insere, tendo as docentes elaborado e realizado uma apresentação em Canva com os tópicos solicitados.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Após a 1ª manhã de formação, realizou-se uma “Free Walking Tour” pelo centro da cidade de Budapeste, onde tivemos a oportunidade de interagir e partilhar práticas com outros docentes de Erasmus.
![]() |
Parte 2 - Trabalho desenvolvido ao longo das sessões
Na 1ª sessão, não só a formadora apresentou um pouco do país e da capital Budapeste, como também tivemos oportunidade de aprender algum vocabulário húngaro, que é por si só uma língua bastante distinta do português.
No final da 1ª manhã de formação, tal como referido anteriormente, realizou-se um passeio pelo centro da cidade, lado de Peste. Com isto foi possível interagir mais de perto com outros docentes para além dos participantes no nosso curso, uma vez que estes se encontravam a frequentar, no mesmo local, o curso de “Preventing and Intervening in (Cyber)bullying” e “Neuroscience: Understand How Your Students Learn”. Desta forma pudemos trocar experiências com docentes de Espanha, Itália e França e até partilhar contactos para futuras mobilidades com a nossa escola.
Ao longo de toda a formação, e sempre com a educação positiva como base, foi possível aprender algumas ferramentas necessárias para criar um ambiente escolar que não só potencie o sucesso académico, mas também promova o crescimento dos alunos a nível pessoal e emocional.
Contrariando de alguma forma os métodos tradicionais de ensino, a ideia de uma “Happy School” é relevar a importância de ser feliz e estar feliz na escola, da resiliência e do autoconhecimento no processo educativo. Isto será sempre mais fácil quanto mais se conseguir proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para lidar com os desafios da vida de uma forma saudável e construtiva.
Durante esta formação, foi possível aprender algumas práticas a adotar em sala de aula, como o ensino de ferramentas de gestão de stress, quer para alunos quer para docentes, e a promoção de um ambiente escolar positivo ou atividades que cultivem a gratidão e o reconhecimento, o pensamento positivo em sala de aula, a redução do stress (aluno-aluno e aluno-professor-aluno) e um aumento geral na satisfação com a aprendizagem.
Esta mudança de paradigma na educação reflete uma preocupação crescente não apenas com o sucesso académico, mas também com o bem-estar global dos alunos e docentes. Espera-se por isso que a Educação Positiva se torne uma parte integral do sistema educativo, acreditando que é sempre possível fazer melhor e que as escolas serão sempre melhores quanto mais felizes forem as suas crianças e os seus professores.
Parte 4: A cidade de Budapeste
Informações úteis e dicas valiosas
![]() |
Fomos conhecer a cidade de Budapeste
Parte 5: Balanço do Curso
Neste curso pudemos aprender diversas conceções e práticas com o intuito de fomentar um ambiente educativo positivo e gratificante com ênfase na promoção do bem-estar e em técnicas de ensino positivas, através da definição de estratégias para promover o bem-estar emocional e mental de alunos e professores, reconhecendo a importância do ambiente escolar na felicidade geral, assim como a exploração de métodos de ensino que incentivam a motivação, participação e aprendizagem significativa dos alunos, contribuindo para uma atmosfera de alegria e entusiasmo na sala de aula.
Para além da riqueza que constituem estas aprendizagens foi também uma mais-valia a partilha destes seis dias de formação com os restantes professores que frequentaram o nosso curso, graças à diversidade de áreas de formação de cada um, incluindo a visão de uma diretora de uma escola no sul de Espanha.
A partilha de práticas e experiências foi ainda mais enriquecedora pela oportunidade que tivemos em partilhar o mesmo espaço de formação com outros dois grupos de cursos e de países diferentes.
Neste sentido, já nos encontramos a desenvolver atividades que visam o bem-estar e a felicidade de alunos e professores e pretende-se no início do próximo ano letivo criar uma planificação anual de forma a colocar em prática os pressupostos de uma “Happy School”.