03 Life coaching for teachers: Happy teachers for better students, Florença, Itália, fevereiro 2024
Enquadramento
Nos dias 5 a 9 de fevereiro de 2024, foi realizado o fluxo de Mobilidade Erasmus+ com as docentes, Fátima Fontinhas, Professora de Inglês dos Cursos Profissionais e Maria Teresa Barata, Professora de Inglês do 3º Ciclo. As duas docentes exercem a sua atividade na Escola Seomara da Costa Primo.
Estas duas Professoras participaram no Curso “Life coaching for teachers: Happy teachers for better students”, organizado pela Europass Teacher Academy em Florença, Itália sendo realizado entre as 9.00h e as 14.00h de segunda a sexta feira com pausa para café. Neste grupo participaram seis docentes, respetivamente um docente de Berlim, uma docente da Áustria, duas docentes da Grécia e duas docentes Portuguesas.
O curso deu-nos a oportunidade de conhecer colegas de diferentes nacionalidades, com experiências muito diversas, trocar ideia e partilhar saberes.
Esta ação de formação foi ministrada pela formadora, Alessia de Bari que nos colocou muito à vontade no primeiro dia. Tratou-se de uma pessoa simpática, que nos recebeu de uma forma acolhedora. Além de expor os conteúdos, a Formadora fez-nos realizar vários exercícios práticos, algumas vezes com docentes de línguas maternas diferentes, o que diversificou as atividades, permitindo utilizar estas técnicas em sala de aula.
Cada docente ou grupos de docentes, neste caso da Grécia, procederam à caracterização da sua escola, com indicação do nível etário dos alunos, ciclo de estudos, número de alunos e professores e projetos em curso nas diferentes escolas.
Todo o curso decorreu num ambiente de grande empatia e de partilha, não só pela formadora, como também por todos os docentes participantes. O ambiente foi tão agradável que nos levou a partilhar os almoços e experiências quase todos os dias em locais diferentes, que enriqueceram a nível pessoal, pedagógico e cultural.
Para além disso, tratou-se de uma experiência cultural em Florença. A cidade é muito rica em História, Arte e Arquitetura. Neste âmbito, visitámos as Galerias UFFIZI, a Academia, igrejas, a catedral “DUOMMO”, pontos turísticos e até duas quintas vinícolas.
Em termos de programa de Inglês, é possível incorporar a cultura desta cidade em projetos de sala de aula, o que se traduz numa mais-valia para os alunos.
Atividades desenvolvidas
1ª sessão – Após as apresentações, a formadora realizou um “warm up” e o programa do curso. Seguidamente, A formadora deu início à introdução de “Life coaching” and “Positive psychology”, ou seja, aconselhamento para a vida e a psicologia positiva. Uma visão humanista dos seres humanos. Também foi abordada a importância das emoções e gestão das emoções.
2ª sessão - A formadora começava a sempre as sessões por inquirir como tínhamos aproveitado a tarde anterior e as visitas culturais. Foi abordada a autobiografia e a inteligência emocional.
3ª sessão – Foram abordados os conflitos, como obstáculos ou oportunidades. Gerir conflitos e emoções. A seguir à sessão, almoço partilhado entre os docentes participantes.
4ª sessão – Seguiu-se a importância da qualidade da comunicação nas relações interpessoais. De uma forma interessante e útil, foi abordado o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Depois, o stress e efeitos do stress no nosso corpo. Como evitar o stress: conselhos e ferramentas para ser professores felizes. Apresentação de docentes e almoço partilhado.
5ª sessão – Último dia, o tema – Como melhorar a comunicação efetiva com os colegas, alunos e famílias. Visualização de um vídeo sobre resiliência. Procedeu-se à avaliação do curso pelos docentes participantes e no final, a formadora entregou os certificados aos formandos. O feedback da ação foi muito positivo e seguiu-se mais uma vez um almoço partilhado com um passeio final em Florença.
No sábado foi então realizada a visita cultural proposta pela Europass – “A half-tour in the Chianti Wine Region”. Infelizmente, nem todos os docentes participaram nesta visita, uma vez que coincidiu com o dia de partida para Lisboa.
Balanço do curso
A concluir, a participação nesta mobilidade foi muito enriquecedora e os objetivos foram completamente atingidos. Salientamos que esta participação se tornou numa experiência que contribuiu para melhorar as nossas capacidades/competências a nível pessoal, social e cultural. Para além disso, as aprendizagens que foram abordados no curso, poderão ser facilmente implementadas nas aulas com os alunos e com os colegas da Escola.
Finalmente, a visita à Cidade de Florença, esplendor do Renascimento, permitiu conhecer a riqueza cultural e histórica, tornando-se uma experiência Inesquecível com vontade de voltar a explorar melhor esta lindíssima cidade da Toscânia.
Agradecemos a oportunidade que nos foi dada e recomendamos este ou outros cursos que constituem sempre uma mais valia, não só a nível profissional e pedagógico, como também a título pessoal.