PROJETO ERASMUS+: Parceria com a Anne-Freud Schule
Há cerca de um ano iniciámos o projeto Erasmus +, indo a Dublin fazer um curso sobre classroom management. Desde logo ficou o compromisso de dar seguimento às aprendizagens e parcerias adquiridas nesta experiência.
Mantivemos contacto com duas colegas, Hannah e Germina, da escola Anne-Freud Schule, em Colónia, Alemanha e decidimos fazer um projeto com duas turmas da nossa escola.
A primeira atividade consistiu em fazer uma troca de postais de Natal elaborados pelos alunos. Como o balanço foi muito positivo, decidimos dar seguimento ao projeto. Desta vez fizemos uma vídeo chamada para se conhecerem pessoalmente e trocarem informações sobre os costumes e tradições carnavalescas dos nossos países.
Dando seguimento à vontade de trocar experiências e reforçar a competência comunicativa em língua inglesa, voltámos a fazer uma vídeo chamada na altura da Páscoa!
Além disso, estamos a contar com a visita à nossa escola da Hannah e Germina em outubro de 2024 e dar continuidade ao projeto no próximo ano letivo.
Nesta fase do projeto foi realizada ainda uma vídeo chamada entre os alunos, após a Páscoa, para que pudessem partilhar ideias sobre as celebrações e tradições em Portugal e na Alemanha dessa época festiva. Desse encontro ficam registos de textos escritos pelos alunos portugueses como preparação para a conversa com os colegas alemães.
Na impossibilidade de se realizar uma última chamada de vídeo entre os alunos, foi proposta uma atividade conjunta com a criação de um Digital Poster sobre Summer Time e/ou a realização de curtos vídeos dos alunos da turma de Artes com os seus autorretratos.
A parceria estabelecida com as colegas Hannah e Germina permitiu criar um elo entre duas escolas enquadradas em culturas e sistemas educativos diferentes, permitindo uma troca de ideias, curiosidades e saberes entre os alunos que os enriqueceu a nível pessoal e escolar. O facto de conseguirem usar a língua inglesa em situações reais de comunicação revelou-se para os um momento de extrema importância na sua formação.





















