Semana da Academia de Líderes UBUNTU na Escola
Preparar líderes contra a exclusão social. Esta é a missão da Academia de Líderes Ubuntu, que tem como modelos de inspiração Nelson Mandela, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Desmond Tutu, entre outras figuras de projeção mundial influenciadas pela filosofia africana Ubuntu.
Com esta filosofia africana como base, a Academia de Líderes Ubuntu visa capacitar jovens com elevado potencial de liderança, com o objetivo de desenvolverem e consolidarem as suas competências de liderança e de serviço à comunidade, de modo a melhor poderem vir a intervir, desenvolvendo ou integrando projetos de inovação e empreendedorismo social.
Através de metodologias e de ferramentas inovadoras, este projeto ajuda os jovens a alcançar os seus desafios pessoais a afirmar-se como agentes de transformação no seio das suas comunidades.
A Semana da Academia de Líderes UBUNTU na Escola decorreu no nosso Agrupamento entre 14 e 18 de outubro, tal como noticiámos aqui, contando com a participação, a tempo inteiro, de 20 alunos de 12 turmas do ensino básico e secundário da E. S. Seomara da Costa Primo.
Durante esta semana intensiva de trabalho os alunos estiveram sempre acompanhados pela Equipa IPAV e também pela equipa UBUNTU da escola (Vanessa Correia, Andreia Alvarez, Carla Silva, Gualdim, Susana Banha e Filomena Cardoso). Registaram-se elevados índices de pontualidade, de assiduidade e de participação e acreditamos que os alunos viveram uma experiência de transformação que não vão esquecer.
Marcações: Seomara, 2019/2020, Ubuntu, Academia de Líderes Ubuntu





