Gamificação no 5.º ano de escolaridade – Um Projeto para pares
A turma do 5.º7 dinamizou uma atividade de gamificação e convidou as restantes turmas de 5.º ano, da Escola Básica Integrada Francisco Manuel de Melo, para participar no Projeto.
Neste âmbito, os alunos foram desafiados a explorar conceitos matemáticos em ambiente digital.
Traduziu-se numa competição que envolveu uma “corrida de motas”, com 4 participantes de cada vez, por turma. Cada aluno avançava na “corrida” à medida que ia respondendo corretamente às questões.
Num total de 4 jogos por turma, em cada jogo foi feito o registo da posição de cada participante (1.º, 2.º, 3.º ou 4.º lugar).
Foi uma atividade que desafiou os alunos, colocando-os como protagonistas do ensino e da aprendizagem. Ofereceu a oportunidade de estarem envolvidos num ambiente de aprendizagem informal, promotor do desenvolvimento de competências matemáticas, bem como de competências socio emocionais.
Os alunos revelaram grande espírito de iniciativa, colaboração, atenção e motivação durante todo o Projeto.
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Marcações: FMM, 2022-2023, Gamificação














