Mobilidade Erasmus+: Budapeste, Hungria (janeiro 2024)
Entre os dias 15 e 21 do mês de janeiro, realizou-se o fluxo de mobilidade Erasmus+, com a equipa constituída pelas docentes Ana Margarida Salavessa e Marlene Fernandes.
Na cidade de Budapeste, capital da Hungria, as docentes participaram no curso “Happy schools: positive education for well-being for life-skills development”, organizado pela Europass Teacher Academy.
Ao longo de toda a formação, e sempre com a educação positiva como base, foi possível aprender algumas ferramentas necessárias para criar um ambiente escolar que não só potencie o sucesso académico, mas também promova o crescimento dos alunos a nível pessoal e emocional.
Contrariando de alguma forma os métodos tradicionais de ensino, a ideia de uma “Happy School” é relevar a importância de ser feliz e estar feliz na escola, da resiliência e do autoconhecimento no processo educativo. Isto será sempre mais fácil quanto mais se conseguir proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para lidar com os desafios da vida de uma forma saudável e construtiva.
Durante esta formação, foi possível aprender algumas práticas a adotar em sala de aula, como o ensino de ferramentas de gestão de stress, quer para alunos quer para docentes, e a promoção de um ambiente escolar positivo ou atividades que cultivem a gratidão e o reconhecimento, o pensamento positivo em sala de aula, a redução do stress (aluno-aluno e aluno-professor-aluno) e um aumento geral na satisfação com a aprendizagem.
Esta mudança de paradigma na educação reflete uma preocupação crescente não apenas com o sucesso académico, mas também com o bem-estar global dos alunos e docentes. Espera-se por isso que a Educação Positiva se torne uma parte integral do sistema educativo, acreditando que é sempre possível fazer melhor e que as escolas serão sempre melhores quanto mais felizes forem as suas crianças e os seus professores.
Marcações: Erasmus+, Mobilidade, 2023-2024