Dia da Escola Secundária 2017 – Parabéns Seomara!

No passado dia 10 de novembro, comemorou-se o aniversário de nascimento da professora, investigadora e ativista do movimento associativo dos professores Seomara da Costa Primo na escola secundária de que é patrona.
Durante todo o dia, alunos, professores e funcionários tiveram a oportunidade de participar na Taça Seomara, atividade desportiva que contou com a inscrição de 42 equipas nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Voleibol e Jogos Tradicionais, e no Torneio de Damas.
Muitos viveram de perto as experiências científicas dos Laboratórios Abertos de Física, Química, Biologia e Geologia, assistiram às aulas abertas de Fotografia de Estúdio, aprenderam a técnica da cianotipia e jogaram jogos de memória visual. Jogando, também se aprendeu Matemática e se desenvolveram competências e aptidões de criatividade linguística no domínio da língua portuguesa. À tarde, aproveitando a proximidade do tradicional São Martinho, partilharam-se as castanhas assadas do Magusto oferecido pelo GAAF.
Ao longo do dia, teve lugar o Ciclo de Cinema, cuja temática Direitos Humanos constituíu o tópico principal da palestra “Quem somos? Que Direitos?”, realizada pela delegação portuguesa da Amnistia Internacional, de uma exposição de trabalhos de alunos e da mostra Instrumentos de Tortura ao longo da História.
Neste dia especial, celebrou-se ainda o Dia do Diploma, cerimónia de entrega dos diplomas a todos os alunos que concluíram o Ensino Secundário no ano letivo 2016 / 2017, momento simbólico marcado pela emoção trazida pelas memórias do passado e pela esperança no futuro, expressas no olhar, nas palavras e nos gestos.
A reportagem fotográfica de todas atividades comemorativas do Dia da Escola foi realizada pelos alunos dos Cursos Profissional e de Educação e Formação de Fotografia.
Texto: Ana Paula Albino
Fotos: Samuel Pinheiro
Marcações: 2017/2018, Seomara, Dia da Escola