Potencial REN
A EPIS em parceria com a REN desenvolveu um programa de Mentoring - voluntariado, com o nome de Energy Team - Potencial REN.
As mediadoras EPIS do Agrupamento Amadora Oeste, Ana Cristina Aguiar e Luísa Costa, acompanham desde novembro, todas as sextas-feiras, um grupo de 10 alunos do 7º ano da Escola D. Francisco Manuel de Melo: 5 alunos do 7ºA e outros 5 do 7ºB.
O objetivo inicial deste programa era promover a igualdade de género na existência de mais engenheiras nos quadros da REN. Isto porque se notou que existem mais engenheiros que engenheiras. Assim proporcionar a oportunidade a mais raparigas de serem engenheiras foi um primeiro objetivo, sabendo que tal não se consegue sem boas notas a matemática.
Na seleção dos jovens que integrassem este programa procurou-se saber nas 6 turmas de 7º ano da Escola D. Francisco Manuel de Melo:
- quem tinha ambições para seguir profissões no âmbito das STEM
-quem teve sempre negativa a matemática desde o 5ºano
-quem não tinha possibilidades de pagar explicações a matemática
Nesta medida e com base nas condições anteriores, 12 voluntários da REN deram 90 minutos de explicações de matemática uma vez por semana, rotativamente a 4 equipas de alunos: 8 raparigas e 2 rapazes.
Todas as semanas foi articulado com os 2 professores de matemática das turmas do 7ºA e 7ºB e os voluntários da REN aquilo que foi desenvolvido nas explicações de matemática de sexta-feira: matéria lecionada, duvidas, testes, trabalhos para casa e outras necessidades dos alunos. Normalmente era enviada uma ficha de trabalho pelo professor Fernando Tavares que era resolvida pelos alunos com os voluntários da REN durante a explicação.
Após a explicação, os alunos lanchavam e eram acompanhados de volta à escola num autocarro alugado pela REN.
Como ultima sessão de cada período, estes alunos tiveram sempre momentos especiais de convívio, visitas no âmbito das STEM ou lembranças e prémios de mérito. Hoje dia 7 de julho tivemos uma sessão especial no Happy Code e celebramos o aniversário de uma das alunas.
A REN fez a diferença nestes alunos, não só na melhoria dos resultados escolares, mas sobretudo no desenvolvimento de competências não cognitivas, no exemplo de vida, na postura, no carinho e atenção que estes voluntários representaram para eles, mas também no conhecimento de novas realidades ou no abrir de novos horizontes. A força dos voluntários da Potencial REN reside na motivação, pois existem pessoas que são um modelo para eles e que acreditam no potencial destes alunos aumentando a sua auto-estima.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
Marcações: Epis, REN, 2018/2019, STEM, Energy Team, Potencial REN










