O Agrupamento numa reportagem do canal de televisão ARTE
O canal de televisão ARTE realizou uma reportagem acerca do abandono escolar, percorrendo diversos países da europa, de Portugal aos países do norte, procurando pôr em evidência esta problemática, mas, sobretudo, querendo mostrar que há soluções possíveis.
“En Europe, en 2016, quatre millions de jeunes arrêtaient leurs études sans aucun diplôme en poche. Enquête en Suède, confrontée au phénomène inquiétant des "hemmasitare" ("ceux qui restent assis à la maison") et au Portugal, dont la politique volontariste a réussi à diviser par trois le nombre de décrocheurs en dix ans.”
A reportagem / investigação menciona o problema inicial: abandono escolar acima dos 10% na população escolar; e prossegue apontando algumas ações educativas de sucesso, na redução deste valor em vários pontos, cruzando com os grandes objetivos estratégicos do programa da UE “Below 10” o qual o agrupamento também integrou.
Em 2018, os países com taxas mais problemáticas eram Espanha, Malta e Roménia, e os que apresentavam melhores resultados – Croácia, Eslovénia e Suíça. Em 2020, a jornalista identifica, em Portugal, o Agrupamento Amadora Oeste, como exemplo de uma redução muito significativa dos índices de abandono na sequência das intervenções / medidas implementadas no âmbito do Plano de Melhoria TEIP.
Na mesma reportagem colocam a ênfase numa das medidas que o agrupamento adotou: as aulas em parceria / coadjuvação.
Tanto na disciplina de Matemática, como na de Português, a coadjuvação tornou-se uma prática comum desde a adesão ao programa TEIP, com melhoria comprovada dos resultados escolares. Não descurando, também, outras situações de parceria e colaboração, entre as disciplinas nas quais a transversalidade é inegável e em que os professores proporcionam momentos de aprendizagem conjunta aos seus alunos.
Foi, portanto, a medida que a jornalista quis testemunhar. Ao minuto 9, da reportagem, relata a experiência testemunhada numa aula de História e de Português. As professoras Filomena Cardoso e Elisa Moreira, na turma 1 do 11º ano, com o objetivo de sensibilizar os alunos para o estudo da obra de Eça de Queirós, Os Maias, dinamizaram uma aula em parceria, com atividades preparadas pelas duas docentes e às quais os alunos aderiram com entusiasmo.
A procura incessante de métodos e estratégias que contribuam para o sucesso dos alunos e para a sua permanência no sistema de ensino, até ao fim da escolaridade obrigatória, não é exclusiva do nosso país – a reportagem do canal ARTE ilustra-o com casos concretos e, por isso, são 13 minutos que merecem um visionamento.
https://www.arte.tv/fr/videos/097063-001-A/comment-lutter-contre-le-decrochage-scolaire-vox-pop/
Marcações: Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, Abandono, 2019/2020, Canal ARTE





