DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2023
A propósito do assinalar do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março de 2023, e no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento dedicado às questões ambientais, os alunos da turma 11º 5 debateram, na aula de História da Cultura e das Artes, as sábias palavras da Física e pensadora Vandana Shiva.
Vandana Shiva é uma filósofa, física, ecofeminista e ativista ambiental indiana. Ela dirige a Fundação de Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Ecologia, com sede em Nova Deli, e é uma das líderes e diretoras do Fórum Internacional Sobre Globalização.
As principais temáticas do seu trabalho são a agricultura e a alimentação, a biodiversidade e a biotecnologia, entre outras, colaborando com organizações do Movimento Verde em África, na Ásia, na América Latina, na Irlanda, na Suíça e na Áustria, lutando contra os avanços da engenharia genética no desenvolvimento da agricultura.
Ela colabora com organizações de base do Movimento Verde na África, Ásia, América Latina, Irlanda, Suíça e Áustria com campanhas contra os avanços da engenharia genética no desenvolvimento agrícola.
Em 1982, criou a Fundação de Pesquisa para a Ciência, Tecnologia e Ecologia (RFSTE), uma organização de pesquisa de interesse público focada em questões ecológicas críticas dos nossos tempos. Isto levou à criação da Navdanya em 1991, um movimento nacional para proteger a diversidade e a integridade dos recursos vivos, especialmente as sementes nativas, a promoção da agricultura orgânica e do comércio justo.
O seu primeiro livro, Staying Alive (1988) ajudou a redefinir as perceções das mulheres do terceiro mundo. Em 1990, escreveu um relatório para a FAO sobre Mulheres e Agricultura intitulado: "A maioria dos agricultores na Índia são mulheres".
Marcações: Cidadania e Desenvolvimento, Dia Internacional da Mulher, 2022-2023





