O Minecraft na sala de aula de História da Cultura e das Artes
No âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, os alunos números 18, Rita Matos, 19, Ruben Lucas e 23, Vinicius Monteiro da turma 10º 5, Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário Regular, por recurso ao Minecraft, exploraram o espaço do Partenon, principal templo dórico da Grécia Antiga e morada da Deusa Atena, protetora da Pólis ou cidade-estado de Atenas.
Os discentes exploraram a planta interior do templo mergulhando num mundo aberto tridimensional construído pelos mesmos com blocos pixelizados e gerados proceduralmente, construindo uma estrutura composta por três espaços: a Pronaos ou Pórtico de entrada, onde os cidadãos da Grécia Antiga deixavam as suas ofertas à Deusa; a Naos ou sala principal do templo onde existe uma estátua monumental da deusa e o Opistodomus ou Sala do Tesouro, onde as riquezas ofertadas eram guardadas pelos sacerdotes.
Através de uma ferramenta lúdica como este jogo eletrónico, estes alunos mostraram ser possível construir, de forma criativa e imaginativa, uma estrutura arquitetónica da arte grega, sendo ainda possível visualizar itens e dispositivos habituais no espaço interior de um templo.
Através da imersão neste mundo aberto do Minecraft, os alunos apresentaram o espaço do Pártenon à turma, um espaço por si construído e composto por objetos tridimensionais brutos, principalmente cubos, comumente chamados de "blocos" e que são organizados numa grelha tridimensional. Por entre estas construções, os alunos puderam dar, livremente, asas à sua imaginação, movendo-se livremente por entre fustes, colunas, capitéis e arquitraves.
Mais uma vez, um sistema de computação assume um papel fundamental no ambiente educacional da sala de aula de História da Cultura e das Artes.
Marcações: Trabalhos, História e Cultura das Artes, 2023-2024, Minecraft