Abertura oficial do ano letivo 2024-25
No dia 10 de setembro de 2024, às 9h30, realizou-se no auditório principal da escola sede a cerimónia de abertura oficial do ano letivo 2024/2025. A sessão iniciou com as palavras da Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Dra. Lurdes Henriques, que deu as boas-vindas a todos e expressou votos de sucesso para o novo ano, destacando a chegada de 50 novos professores ao agrupamento.
Em seguida, o Diretor, Dr. Rui Fontinha, apresentou sua equipa e fez um balanço da preparação para o novo ano letivo, destacando os principais desafios previstos para 2024/2025. Entre os tópicos abordados, o Diretor ressaltou o projeto "Turma de Acolhimento", que contará com três turmas destinadas a apoiar o elevado número de alunos estrangeiros, que este ano totaliza 936 estudantes – representando 36% do total de alunos do ensino diurno, um aumento de 2% em relação ao ano anterior. No ensino noturno, a diversidade é ainda mais pronunciada, com alunos de nacionalidade portuguesa em minoria, somando cerca de 80 em um universo de 500 alunos e representando 40 nacionalidades.
No âmbito das Jornadas de Reflexão Sobre os Resultados Escolares, iniciativa da direção e do Observatório da Qualidade iniciada no ano letivo de 2013/2014, a coordenadora do Observatório, Dra. Lurdes Henriques, apresentou uma análise detalhada dos resultados obtidos pelo Agrupamento de Escolas Amadora Oeste no ano letivo 2023/2024. Foi também destacado o desempenho do ano anterior, com 94 alunos se candidatando ao ensino superior e 70 sendo admitidos na primeira fase.
A Dra. Isabel Moreira, coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela equipe. A professora Carla Silva, coordenadora da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania no agrupamento, abordou o enquadramento do projeto e sua implementação nos currículos dos ensinos básico e secundário.
Por fim, a Dra. Ana Água apresentou um balanço das mobilidades realizadas em 2023/2024 no âmbito do Programa Erasmus+ 2021-2027 e delineou as expectativas para o ano letivo que se inicia.
Marcações: Jornadas, Observatório, Ano letivo, Abertura, 2024-2025