Erasmus+: Finnish Approach to Pupil's Wellbeing, Helsínquia, Finlândia, abril 2024
Entre os dias 28 de abril e 4 de maio, as professoras Isabel Xavier, Sílvia Alberto e Sónia Duque, da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, realizaram a sua mobilidade Erasmus+, em Helsínquia, na Finlândia, tendo frequentado a formação Finnish Approach to Pupil's Wellbeing: How to Bring More Activity, Fun and Joy to Classroom.
Nesta ação, a professora Mia Torttila explicitou os objetivos da educação finlandesa, bem como a forma de a desenvolver, o que foi essencial para aprender estratégias no que respeita ao comportamento em sala de aula, às distrações e necessidade de movimentação que os alunos têm, por vezes, perturbando o bom funcionamento da aula.
Esta aprendizagem sobre a cultura da atividade física no currículo escolar, bem como a adaptação das salas de aula às necessidades dos alunos, demonstra uma nova abordagem sobre a "indisciplina" em sala de aula. As atividades exteriores são também valorizadas como forma de incentivar a motivação e a participação ativa dos alunos.
Os professores receberam conselhos sobre como conversar com os alunos sobre os pontos fortes e explorar as melhores maneiras de avaliar os exercícios e as realizações dos seus discentes. Durante este curso, as professoras participaram em atividades práticas para identificar os pontos fortes dos estudantes e os seus próprios.
Neste curso de 30 horas, as docentes conheceram as teorias e técnicas básicas da educação positiva, além de terem descoberto exercícios simples de "mindfulness" para usar em sala de aula. Aprenderam, ainda, a comemorar as conquistas de seus alunos, fortalecendo assim as suas forças como forma de promover um clima positivo nas aulas, bem como vivenciaram experiências relativas à cultura finlandesa, como por exemplo, no dia 1º de maio (VAPPU), em que, tradicionalmente, os estudantes universitários e até aqueles que já deixaram a faculdade começam ou voltam a usar os seus chapéus que os reconhecem como licenciados. Esta celebração típica finlandesa denota a importância que a educação assume na Finlândia.
No final do curso, as professoras tiveram a oportunidade de planear o seu próprio projeto pessoal de bem-estar que será partilhada com os colegas da escola em Setembro.
Foi uma experiência inesquecível.